quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Só tem de esperar 90 dias!

Chamei um canalizador cá a casa, porque a torneira não parava de pingar. Apesar dos meus esforços e de jeitosa que sou, tive mesmo de o chamar. O senhor fez a gentileza de cá vir e levar 50€ pelo serviço, que consistiu em apertar uma porca e trocar uma anilha. A fervilhar por dentro, não tive outro remédio senão ir à carteira, a resmungar baixinho, e pagar-lhe o dito valor.
A empregada que vem cá uma vez por semana, leva 6,50€ à hora e, todas a segundas-feiras, lá fica o dinheirinho em cima do microondas. Não limpa nada e faz tudo a 1000Kms/h.
O jardim de casa dos meus pais tinha uma palmeira que foi atacada pelo bicho. Foi lá o Tózé jardineiro para tomar conta da ocorrência e dar cabo da pobre árvore, bonita que era. Agora, temos uma mesa no jardim, fixa ao chão, como que permanente. A mãe ficou verde quando o Tózé lhe disse quanto teria de pagar.
Já eu, ora, eu faço traduções, formação, etc. Também presto serviços e não sou nenhuma empresa. Sou uma jovem, bem adulta, literata, que estudou em Inglaterra e na Alemanha, que deita fumo pela cabeça muitas vezes, inquietada com a adequação das palavras, que se espreguiça uma ou outra vez durante o dia para aliviar as costas que passam a vida prensadas contra a cadeira. Uma pessoa normal, que trabalha como as outras, que presta o seu serviço, enquanto linguista.

Qual é a diferença entre mim, o canalizador e o jardineiro? Uma única apenas: a mim ninguém me paga quando acabo o trabalho. Tenho de esperar 90 dias e agora até já tenho de esperar 120!!!! Isto só a rir, caso contrário, com valeriana. Levo dois meses a traduzir um livro de 300 páginas e depois espero quatro para receber. … E além disso, os meus serviços de linguista são bem mais em conta.

Quando for ali ao Sr. Jerónimo (Martins) comprar as hortaliças para a sopa e o papel higiénico digo-lhe que pago daqui a três meses, tenho a certeza que ele também não se importa. Temos de ser uns para os outros.

E já agora, se calhar vou mudar de profissão, ainda não consegui decidir para qual, mas de certo, uma destas aqui de cima, ou então, mecânica, pois poderia levar o dobro ou triplo do que levo, pela de mão-de-obra

Sem comentários:

Enviar um comentário