terça-feira, 12 de julho de 2011

Am I too old?

Há anos que procuro encontrar, entre outras coisas, um emprego que goste, em que possa utilizar da melhor forma os meus conhecimentos, que me traga alguma estabilidade económica e me livre das preocupações ao fim do mês, proporcionando-me, ao mesmo tempo, o prazer da realização profissional.
Como me disse uma amiga, tenho vindo a colecionar cursos, sempre na esperança de ser melhor, com a ideia de que a abrangência me poderia trazer mais oportunidades. Tenho trabalhado imenso, normalmente dentro da minha área principal de estudos, dando formação, traduzindo, sendo secretária executiva. Nunca passei de projetos pagos a recibos verdes. Nunca soube o que é um subsídio de almoço, ou de férias, ou de Natal. Além disto, ainda tenho levado calotes dos grandes.
Os tempos que se avizinham não parecem reservar o melhor cenário. Estou bastante preocupada. Tenho vindo a procurar, com determinação, algo que me possa fazer mudar este panorama que descrevi. Vou falando com amigas que se encontram na mesma situação.
Chegamos a uma conclusão assustadora: a nossa idade já não nos permitir trabalhar. Estamos velhas, acabadas, já não temos nada para dar! A experiência que temos vindo a adquirir não serve para nada, os nossos conhecimentos, que têm vindo a crescer com o tempo, de nada servem. O nosso desejo de ver reconhecidos os nossos esforços nunca se concretiza...
Normalmente, até querem pagar pelo nosso suor intelectual, enriquecido por experiências e muitos esforços para estudar no estrangeiro, no nosso caso para solidificar os nossos conhecimentos linguísticos, o mesmo, ou até menos do que a... nem vou dizer.
Há duas semanas vi um anúncio que me pareceu o ideal para mim. Não que dissesse qual o salário (coisa que me irrita neste país), mas cujos requisitos se adequavam perfeitamente ao meu perfil:

Personal Assistant
Função:
Reportando à Administração, assegurará um conjunto de funções de gestão administrativa e pessoal.
Requisitos Gerais:
- Licenciatura em Secretariado, Línguas, Administração Pública ou similar (Requisito obrigatório);
- Disponibilidade total para viajar a nível nacional e internacional (Requisito obrigatório);
- Gosto por funções administrativas, organização de documentação, contacto com clientes e entidades externas a nível internacional;
- Excelentes conhecimentos de Inglês (Requisito Obrigatório);
- Razoáveis conhecimentos de Francês e Espanhol;
- Bons conhecimentos de Informática na ótica do utilizador;
Perfil:
• Excelente apresentação;
Idade até 28 anos;
• Boa capacidade de comunicação e de organização;
• Dinâmico e Pró-Ativo;
• Polivalência;
• Descrição;
• Elevado nível de sociabilidade e disponibilidade;
Damos preferência a Candidatos do género masculino.

Em que parte do anúncio não me enquadro? Estou velha e não sou homem…

1 comentário: